Natureza na Cidade do Rio de Janeiro













Foto de Jardim Botânico


O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.


<
Foto de Jardim Botânico


Dicas e informações:

- O Jardim Botânico do Rio de Janeiro funciona todos os dias do ano, exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro.

- O horário de visitação é de terça a domingo, de 8h às 17h, e às segundas, de 12h às 17h.

- O ingresso custa R$ 15 (grátis para menores de 5 anos e meia entrada para maiores de 60 anos). A bilheteria aceita apenas dinheiro em espécie.

- Existem áreas atualmente em reforma, mas o passeio não fica comprometido.

- A entrada está sendo feita apenas pela Rua Jardim Botânico nº 1008. Não existe mais estacionamento no local.

- Use tênis confortáveis e leve repelente. Há bebedouros e banheiros no parque.

- Consulte o site do Jardim Botânico e a página no Facebook para saber sobre eventos especiais.